FUNÇÕES COGNITIVAS

AVALIAÇÃO COGNITIVA

As funções cognitivas cerebrais são responsáveis por nos permitir aprender alguma atividade, conhecer alguém ou algum país, citar animais que já vimos, entender alguma notícia, entre tantos e tantos outros processos.

Ou seja as funções cognitivas são fundamentais para nosso dia a dia. Algumas doenças, como síndromes neurodegenerativas demenciais, entre elas a Doença de Alzheimer podem acarretar em déficitis em âmbitos cognitivos prejudicando de modo progressivo as atividades cerebrais. 

A avaliação do status cognitivo é fundamental para pessoas que estão com piora do seu status/ performace cognitiva. Muitas vezes pacientes ou familiares queixam-se de dificuldade em memorização de fatos recentes, porém outras áreas cognitivas como: comportamento, linguagem, executiva, atenção, julgamento crítico podem estar alterados. 

A Investigação inicia-se por Consulta Neurológica, com médico neurologista especializado. Este profissional fará uma boa anamnese, conhecendo o paciente e perceber a informação sobre o deterioro cognitivo, sempre na consult sugere-se a presença de pelo menos um familiar.

Após esta consulta especializada, o paciente realizada alguns exames, por exemplo: exames de sangue, que conseguem entre outras coisas, dar informações de elementos clínicos, que possas interferir na cognição. 

Segue-se ainda Exame de Neuroimagem que variam conforme a indicação e auxiliam na avaliação estrutural do cérebro. 

A avaliação cognitiva / neuropsicológica ou  BATERIA cognitiva é super importante, precisa ser realizada com profissional especializada em neuropsicologia, este estudo mostra grau de funcionalidade do cérebro tendo em vista os elementos cognitivos e mensura os resultados com base na escolaridade e idade do paciente.

Caso seja diagnosticado uma doença ou condição neurodegenerativa, o paciente é aconselhado a realizar um tratamento medicamentoso e reabilitador. A REABILITAÇÃO cognitiva é fundamental no tratamento. CONHEÇA MAIS ABAIXO.

REAB2.png